quarta-feira, 23 de março de 2011

Mudanças e Zona de Conforto (lugar seguro ou lugar ideal).


Com certeza você já parou para pensar "sobre, porque e para que" precisa mudar de casa, de vida, de amigos, de comportamentos, de pensamentos, de emprego, de crença, de direção, de país, de marido, de profissão etc. Você já parou para pensar nisso? Não, então pense nesse instante. Porque tenho que realizar mudanças?

Já observastes que a natureza muda intempestivamente com os fenômenos naturais e que possui ciclos diversos(temperatura estações extinção, renovação, colheitas, dos astros etc.) Que os dias não são iguais? E que costumamos mantrar "Nada como um dia atrás do outro".  É só pra ti lembrar que esses eventos são denominados de Mudanças e que para ocorram precisam de um Lugar Ideal. Quando os cientistas estudam procuram reproduzir em um local ideal(laboratórios), para realizar seus experimentos e obterem respostas que atendam as necessidades. O mesmo acontece em set de atendimento quando estamos(terapeuta/cliente)construindo um trabalho terapêutico.Nesse movimento de mudança é bom que relembremos a Física "duas pessoas não ocupam o mesmo ESPAÇO(local confortável)", logo esse trabalho é solitário, pessoal e intransferível.

  Você é daquela(o) que prefere a vida previsível, orquestrada ? Que está bom do jeito que tá, na altura do campeonato ter que fazer mudança isso é para os jovens, não se mexe em time que ta ganhando, coloco tudo na mão de Deus. Sinto informá-la (o) que você está caminhando pela contra mão da VIDA.  Esteja pronta(o)  então para candidatar-se ao fracasso que atende pelos nomes: a incompreendida (o), a boazinha, a serviçal = a que está sempre pronta para servir e ninguém reconhece, pau pra toda obra, preguiça, intolerância, pavio curto, a que reclama da VIDA, mas que por medo ser criticada o faz em silêncio;  fracasso financeiro, a vítima de pessoas e da VIDA, a solidão, colecionadora  de insucessos,  ao toque(transtorno obsessivo compulsivo),  ao stress crônico, doenças emocionais diversas, síndrome do pânico, depressão, obesidade, alergias, perda da  vontade de viver e muitas outras formas existentes. Sabe porquê ? Por não permitir-se sair da sua Zona de Conforto, onde se encontram inúmeros padrões que você jura que são saudáveis (a sua chupeta, o seu travesseiro com seu cheiro, a blusa do filho que morreu, as lembranças que alimenta quando tinha 10, 15, 20 ....). Atenção!  isso é perda de tempo, só reforça hábitos de fracasso, não lhe trazem o prazer verdadeiro da tua Alma que se nutre de VIDA latente no UNIVERSO e atende também pelos nomes de Saúde, Alegria, Tranqüilidade, Lazer, Gozo, Amor, Sucesso, Sorte, Merecimento etc. As mudanças acontecem somente dentro de nós, em nossa zona de conforto e no momento certo, de acordo com nossa disponibilidade, entendimento e permissão para mudança, cabe salientar que a maturidade emocional é um dos fatores preponderantes.

 Em todos esses padrões de forma pensamentos, aprendidos, copiados dos modelos de pai e mãe ou daqueles ao qual você teve convivência, uma coisa é certa, se  você age com esses padrões durante toda uma vida, significa que saiu do seu lugar confortável, experimentou um novo lugar e quando  adaptação demora, causa a impressão de que não vai acontecer e a tua ação é querer  voltar para lugar anterior. Sabe o que acontece? Você fica à deriva, porque ele não existe mais, foi destruído  e como se você mudasse de domicílio, a adaptação, a sintonia, não acontece. O que se cria é uma espécie de lugar VAZIO, e você  então se perde e se entrega ao medo do desconhecido e de outras formas padrão de pensamento.

Durante atendimento esse lugar fica claro quando ouço, durante 20 anos tive minha vida sob controle e agora estou sem rumo, deu um nó, estou perdida (o), nada faz sentido, não sei o que fazer, meu mundo caiu etc.Isso também acontece porque , quando você sai do seu  lugar que você julga confortável  e muda para outro lugar, esse novo lugar é desconhecido, com novos desafios, aprendizados e exige do aprendiz muita dedicação e investimento pessoal. E quando você está acostumada(o), vem a VIDA e te sacode/empurra/sinaliza novamente, que nova mudança é preciso, você já reparou que estou falando de progresso/realização pessoal ? E que se você resiste o estrago será grande porque lá atrás nas primeiras mudanças você sinalizou para o UNIVERSO que estaria sempre disposta(o) e pronto para mudar. Não seja inflexível, pois senão ficará literalmente  sozinho à deriva no seu oceano.

A esse lugar confortável eu chamo de "Zona de Conforto", é  mutável , cíclica e necessária, nenhum ser deste planeta vive sem experimentar inúmeras mudanças, faz parte das leis que regem o UNIVERSO. ELE manifestou em você talentos, habilidades, inteligência. sabedoria e disponibilizou aprendizados para o seu crescimento da mesma forma que o fez com  a Natureza,  só que ela responde aos apelos DELE incansavelmente. E você ? 

É  humanamente impossível vivermos sem realizar mudanças.Você já ouviu a máxima "se não for pelo amor será pelo seu oposto", " tudo tem o seu preço". Tudo nos é dado como empréstimo (conquistas materiais), é  finito, não se leva nada para jornada fora do corpo(morte),  nossas ações também possuem validade ( período de latência).

O homem criou em sua memória o hábito de  segurar, fazer estoque das lembranças que lhe tragam  o sentimento de saciedade, e conforto, esqueceu  que na vida tudo se transforma o tempo todo; que tudo é improvável, que o impossível pode tomar forma a qualquer momento.Logo achar que possui o controle é dar-se uma falsa idéia de continuidade e segurança. Sabe-se que as  mudanças desestabilizam qualquer pessoa, mesmo as ousadas,  para estas elas têm o sabor de aventura, são o combustível para continuarem desafiando suas forças internas a produzirem mais.  Porque conhecedoras ou não da verdade das leis,  percebem que o seu sucesso depende somente de sua vontade, disposição, permissão e aceitação  não valorizando o transtorno que elas causam.

Os homens deste século precisam praticar o bem viver,  compreender que as mudanças trazem o Novo, o desconhecido, as facilidades, descobertas, respostas, renovação, libertação de caos, saúde física, mental, energética, o entendimento.  A nossa 1a. zona de conforto interna (lugar seguro) é o útero materno ficamos lá por tempo determinado por: 9 , 8 ou 7 meses, aprendemos  a nos movimentar, alimentar, a sugar e  a ouvir, a partir desta etapa  inicial, acordamos que estamos preparados para mudar de zona de conforto  quantas vezes forem necessárias.  E assim vamos mudando  de acordo com nossa maturidade emocional e  faixa etária, mas há aqueles que desistem,   por comodismo, medo, ignorância e sabe-se lá  que mais o quê, são os repetentes e subservientes, para estes só restam à perda de suas colheitas e quem sabe a possibilidade de recomeçar
."Mudar dá trabalho, é preciso querer muito verdadeiramente, mas quando você investe todas as fichas em você mesma(o), não  tem dinheiro que pague, autoconhecimento é tudo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.