quarta-feira, 23 de março de 2011

”O seu modelo de DEUS, movimenta seu sistema de crenças”.



Toda vez que começo a escrever sobre um tema importante e imprescindível, procuro ser fiel e verdadeira ao meu trabalho e ao meu sistema de crenças. Quando comecei a atender com terapeuta holística, eu já sabia que encontraria atitudes de reserva, desconfiança do formato desenvolvido por mim, porque nossa cultura ainda é dependente da cultura norte americana, européia, oriental e africana, nosso país é um jovem e como todo jovem precisa de referências para realizar suas escolhas. Nesses países a figura do terapeuta holístico é forte e bastante requisitada e valorizada, têm uma literatura vasta; psicólogos, médicos e outros profissionais que ao se depararem com o seleiro das técnicas metafísicas, energéticas e corporais criaram seus métodos de trabalho; quem nunca ouviu falar em Deepak Chopra, Joseph Murphy, Louise Hay, Brian Weiss, Eckhart Tolle, Joshua David Stones e muitos outros.

Nesses países a medicina tradicional é muito cara e eles são estudiosos da metafísica e outras ciências que compõem o atendimento holístico e já experimentaram os benefícios desta terapia e Nós? Poucas pessoas conhecem, ouviram falar ou já tiveram vivência holística (atendimento), e os que conhecem pela literatura ainda são alunos tímidos, inseguros e desconfiados da eficiência de seus resultados.

Nossa cultura versa, pela cultura do samba, do futebol, a saúde, a educação e a segurança agonizam. O governo aos poucos vem implantando o termo “prevenção” em algumas áreas da medicina, mas a psicologia ainda encontra resistências por parte de muitos, é tida como cara e elitista o que é um equívoco. Devemos lembrar da máxima “Mens sana in corpore sano”. ( Mente sã em corpo são, expressão criada pelos grecoromanos), Na verdade, a mente sem um corpo que a suporte nada é, da mesma forma que um corpo sem mente não tem qualquer utilidade.

Atitude e disponibilidade para mudar, são requisitos imprescindíveis para quem busca pelo meu trabalho. Durante a entrevista o cliente relata estar descrente, quer muito mais em tudo, não se contenta em ser mais um, em sempre estar no quase lá, quer ser dono de sua existência, descobre que precisa de uma terapia breve e eficiente, que lhe desperte “mente corpo e espírito”, que promova bem estar, a segurança e bom senso para lidar com os seus aprendizados.

A cultura de um povo contribui e influencia muito com seus sistema de crenças que permeiam em cada lar, no seu estilo de vida, nos seus desejos e anseios, em sua auto imagem, em suas preferências musicais, literárias, no marketing pessoal e empresarial etc. Enfim a cultura de um povo imprime nele toda espécie de mantras (linguagem: escrita, falada, imaginada, ilustrada, visualizada).

Não podemos esquecer que somos miscigenados, que todos os povos têem suas peculiaridades, portanto a contribuição que os europeus, os norte americanos, , orientais, latinos, indígenas e africanos nos deixaram suas assinaturas seus costumes e sua fé; fomos colonizados e não o seu oposto, no inconsciente coletivo do povo brasileiro o sistema de crenças de Poder, Comando, Confiança, Fé e outros com certeza agem diferentemente em cada pessoa até entre seus irmãos e familiares.

Sendo assim, é trabalhoso, mas não impossível manifestar nossa verdadeira imagem de DEUS, porque ela não tem nada haver com a imagem que construímos com os ensinamentos recebidos por nossos pais, livros etc, além do que esse tema é uma linha tênue da experiência individual com a fé.

A minha proposta é conscientizar o cliente de suas negações. A sua forma de viver e manifestar seu sistema de crença não é de minha responsabilidade, a mim cabe sinalizar sua fala, sua freqüência energética e, vê-lo constatar que seu mantra Inicial é bloqueado pelo modelo imperfeito de Deus, a ele cabe realizar uma releitura livre de preconceitos com base no bom senso, no perdão e no seu consentimento para recomeçar a programar seu novo sistema de crenças.

“Quem nunca “ouviu “ O povo tem o governo que merece”, vamos então generalizar um pouco mais, você |tem: a vida que se permite o amor que atrai para si, casa, o carro, o sucesso, você está onde se põe etc.

Escolhi essa frase para ilustrar o que já descrevi acima e para você rever e avaliar como tem sido sua participação como: cidadão, pai, mãe, profissional, marido, mulher, amigo, amiga neste contexto. Se você está acompanhando meu raciocínio, já entendeu que o sistema de crenças é um gerador de diversas “ forças poderosas, favoráveis ou desfavoráveis mantrados por você”, para sua sustentação aqui e agora. Podemos ilustrar esse parágrafo com o exemplo hipotético. “Mantro por saúde, só que não saio do médico, vivo internada constantemente, acredito que tudo é a vontade (de um modelo)de DEUS”. Que tal tirar o véu das letras do que lemos, ouvimos, vivenciamos, idealizamos, criamos e reforçamos cotidianamente, percebe que muitas vezes na verdade é só a repetição do que aprendeu, idealizou ou assimilou, será que tem que ser sempre assim, costuma questionar ? Você coloca nas mãos desses DEUSES tudo e o que tem recebido e o que não dá conta?

Trabalhar esse tema em terapia ao mesmo tempo em que, demanda conhecimento, requer sutileza na condução da vivência, Deus e o sistema de crenças constroem no homem sua base de sustentação. Há que se levar em conta toda experiência registrada na área espiritual desta pessoa.

Desde o primeiro relato sobre a presença e evolução do homem até os nossos dias, vários modelos de representação de DEUS coletivo foram e são até hoje construídos e reconstruídos pelo homem para atender seus interesses. Somos pessoas que ainda precisam de símbolos, rótulos, modelos, imagens para personificar em nós a nossa simbologia da FÉ.

Na sala de atendimento, quando o cliente fala sobre o modelo de DEUS que habita em seu interior, ele(a) costuma reproduzir a simbologia e o modelo que copiou ou que internalizou durante seu desenvolvimento, e durante a construção do entendimento do seu modelo verdadeiro de DEUS, é surpreendido com o sistema de crenças que vem reforçando e que lhe dá a falsa idéia de segurança, de vitória, sucesso etc, isto acontece porque reforça em si o modelo do DEUS da coletividade e o seu modelo imperfeito que age de forma misteriosa carregado de mantras assustadores e indiscutíveis.

O báculo desses DEUSES são poderosos de mais para nossa compreensão e inquestionáveis. Lógico gente, não podemos esquecer que a história foi escrita e traduzida por homens, conforme as leis vigentes da época e até hoje está cercada de mistérios, porque será ?

O que posso deixar como registro para vocês é que quando se descobre o modelo verdadeiro de DEUS, a pessoa se dá a chance de recomeçar com olhar inteligente, sábio e merecedor, porque um DEUS com um sistema de crenças verdadeiro, se manifesta com a Fé que liberta, constrói, cura o físico, o emocional e o espiritual, harmoniza o homem com a VIDA e com todas as formas de riqueza, sem essa FÉ verdadeira esse mesmo homem enlouquece, enfraquece, é derrotado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.